Pulmocor

História Pulmocor

A PULMOCOR foi fundada em 1982 para comercializar os dispositivos de Análise da Função Respiratória, Cardiopulmonar e Monitorização em cuidados intensivos da então SRL e Gould Medical, sucedâneas da Godart, pioneira no fabrico de dispositivos médicos de análise da função respiratória e cardiopulmonar. Rapidamente se tornou na única empresa em Portugal especializada no diagnóstico e terapia de doenças respiratórias e relacionadas.

No âmbito da qualidade e excelência, que sempre orientaram as suas acções, desde cedo implementou as normas internacionais e colaborou com as entidades oficiais responsáveis pelo controlo de qualidade dos equipamentos de electromedicina, formando os seus técnicos.

Em 1999 e com a aquisição da Jaeger pela SensorMedics, a Pulmocor tornou-se líder de mercado na área do diagnóstico respiratório e cardiopulmonar.

A partir de 2001 e com a entrada na área de Anestesia e Cuidados Intensivos, a Pulmocor também passou a representar os ventiladores das marcas Bear e Bird, que entretanto tinham sido adquiridas pela Viasys Health Care e, no ano seguinte, os equipamentos de Neurologia e Neurofisiologia da famosa marca Nicolet Biomedical.

Em Março de 2001, a PULMOCOR foi a primeira empresa do género em Portugal a implementar o seu Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com as normas ISO9001:2000. A certificação foi conferida a todos os serviços da PULMOCOR, nomeadamente administrativos, comerciais e técnicos. Desde então a certificação tem sido renovada pela SGS Portugal, sendo a ultima renovação baseada nas normas ISO9001:2008.

Devido à reestruturação societária levada a efeito na Pulmocor, foi criada uma “task-force”, dentro dos Serviços Técnicos, dedicada exclusivamente à assistência técnica aos ventiladores e incubadoras que, pela sua especificidade, requerem uma manutenção específica e uma resposta ainda mais rápida aos pedidos de assistência. Esta “Task Force” está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, com um tempo médio de resposta de 4 horas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e o máximo de 8 horas nas outras localidades.

Em 2009 a Cardinal Health, que tinha adquirido a Viasys Health Care no ano anterior, foi objecto de uma MBO, sendo criada a CareFusion Inc. com o capital de mil milhões de dólares. Esta operação permitiu agregar numa só empresa todas as marcas, juntamente com o departamento de R&D.

Em 2011 e com a expansão do Centro de Formação, em funcionamento desde 2005, foi inaugurado o Centro de Excelência Thomé Villar, onde são realizados workshops, seminários e formação dos utilizadores e colaboradores, por especialistas clínicos nacionais e estrangeiros.

Os dois centros de Assistência Técnica no Distrito de Lisboa, um em Matosinhos e representantes no Funchal e Ponta Delgada, estão equipados com os equipamentos de análise e medição necessários à assistência a todos os dispositivos médicos, de acordo com as indicações dos fabricantes.

Os engenheiros e técnicos de electromedicina da PULMOCOR estão devidamente certificados pelas representadas para efectuarem qualquer tipo de intervenção e testes nos dispositivos médicos, mantendo todos os requisitos da marcação CE, sem necessidade de recorrerem a técnicos estrangeiros para fazerem as reparações, instalações e demonstrações dos equipamentos instalados.

Presentemente a PULMOCOR representa mais de trinta marcas de renome internacional, sendo líder de mercado nas áreas do Diagnóstico Respiratório e Cardiopulmonar, Cuidados Intensivos Neonatais e Neurocare.

O objectivo principal da PULMOCOR é continuar a crescer sustentadamente, servindo sempre com dignidade todos os seus clientes, recomendando o que de melhor existe em matéria de dispositivos médicos e oferecendo serviços pós-venda de elevada qualidade.

>> VER HISTÓRIA DA PULMOCOR